sábado, 22 de junho de 2013

SUPERANDO A SÍNDROME DO PÂNICO

de Vinícius Francis

Muitas pessoas sofrem de uma doença que apresenta um quadro bem delicado, a Síndrome do Pânico. Você já deve ter ouvido falar desse problema que afeta muitas pessoas. E eu quero te convidar para conversar aqui comigo sobre esse assunto e quem sabe, encontrar a cura. Eu disse “quem sabe” porque não há cura sem boa vontade e disciplina. Ah, acima de tudo, fé.

Porque pra começar, toda vítima, só se afunda no problema. Se você deseja cura, seja de que mal for, então, atente-se para isso, jamais sente-se na vibração do coitado. Se você foi forte para se enfiar nos problemas, se foi determinado para isso, pode ser também para resolver o que te faz sofrer.

Vamos lá então! A síndrome do pânico é uma doença caracterizada por quadros de profundo estresse emocional, onde o indivíduo sofre com crises de ansiedade fortíssimas que desencadeiam um quadro de surto nervoso e até psicótico. E o que acontece é que quando a pessoa sofre as crises é como se todas as suas forças a oprimissem de tal maneira que ela simplesmente “não consegue” reagir.

E essas crises podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. São imprevisíveis e em determinados casos, com o agravamento da doença, são incontroláveis. A sensação em quem sofre uma crise é realmente de pânico, sufoco, dificuldade de respirar, um profundo aperto no peito, tensão desmedida, entre outros.

Há pessoas que choram profundamente, o que gera além da síndrome, que já machuca muito suas “vítimas”, a depressão, que é outra doença, bem perigosa e que precisa ser levada a sério, no sentido de que merece atenção e tratamento adequados.

Mas, dentro aqui do nosso assunto, vamos procurar identificar os sintomas, alguns deles eu citei aqui, e tentar encontrar as causas para que assim, haja a tão sonhada cura. Quem sofre disso sabe o quanto é ruim. E dentro dos sintomas referidos, vamos desvendar onde tudo isso começa e o porquê o sistema de defesa do indivíduo reage desta forma tão brusca e violenta.

Então, vamos raciocinar aqui comigo: Se a sensação é de opressão, sufoco, medo e realmente de pânico, logo, isso deve ter tido um início lógico. Pois todas as “reações” de nosso sistema nervoso se devem a distúrbios ocorridos na mente, que por sua vez, surgem por causa dos pensamentos ou ideias que a pessoa adota.

Neste caso aqui é comportamental.

Bom, vamos lá na coisa, na metafísica da saúde e revelar o que está por trás. Você quer mesmo saber? Eu vou dizer heim!? É o seguinte: Pressão, opressão e estado nervoso incontrolável significa que você, em algum momento da sua vida fez exatamente isso consigo mesmo.

É sim, meu amigo, tudo no corpo, a nível de doença e desequilíbrio, é mera reação do organismo a determinados desequilíbrios mentais e quem causa esses desequilíbrios? A vovó Mafalda é que não é!

É você. Que com suas escolhas, feitas no passado em nome de algum ideal maluco, reprimiu alguma coisa lá dentro, que de tanto ser reprimida está fazendo você perder o equilíbrio emocional.

Em resumo, é “franga presa”. Temperamento reprimido, prisão interior. As pessoas crescem, deixam de ser quem são e depois colhem esse monte de distúrbios, dentre eles, a síndrome do pânico, que eu poderia traduzir aqui de repressão da alma.

Se você descorda de mim e sofre disso, então, me responda:

Você faz o que gosta?

Você é livre para ir e vir e se expressar como “sente” lá dentro?

Você deixou de fazer e de ser como um dia foi porque virou pai (mãe), marido (mulher), entre outros papéis?

Você é o mesmo de quando era criança, no sentido de naturalidade e essência?

O que você reprimiu aí dentro? O que você segura que de alguma forma, na sua cabeça, não pode vir à tona porque se vier, vai ser “feio” e pegar mal?

Eu não sei de nada, estou apenas lançando aqui pra ver se você pega. Essas forças que reagem desta forma horrível e que te fazem sofrer com ataques de ansiedade são as mesmas que você rejeitou por algum motivo, lá atrás. Se o corpo chega a reagir desta forma tão violenta é porque você, meu caro, deve ter feito muito mal a você. Se a gente reprime, empurra e sufoca algo em nós, que deveria estar vivo e aflorado, o que você acha que pode acontecer? De tanto oprimir certos aspectos de seu temperamento natural, agora, existe uma reação negativa por parte dele.

Quantas vezes sua verdadeira pessoa, aquela que você nega tanto, quis vir pra fora e ser quem é, do jeito que é e natural como realmente é? Aí você, vestido nesse papel falso, nesse personagem ridículo para ser alguma coisa aplaudível pra sociedade, se esgoelou emocionalmente. Agora vive essa vida ruim e chata e ainda se manipula porque não pode ser como realmente queria ser.

Preste atenção em você. Solte esses pesos. Essas "obrigações" mentais. Pare de se cobrar, de se torturar, de querer se controlar tanto. Dê um tempo para ser quem é e fazer o que gosta, pois essa loucura emocional está refletindo a tensão que você provoca sobre si mesmo.

Meu caro, aí fica complicado! Suas forças são como um bicho selvagem.

Experimente segurar um bicho à força. Experimente impedi-lo de ser livre e observe o que ele vai fazer com você. E o que acontece é que a maioria, ao invés de encarar o medo e enfrentar o problema da auto repressão, se entope de remédio e se dopa, ficando viciado e dependente. E a vida? Ué, segue uma grande PORCARIA.

Porque não tem como vencer o que não encara. Enquanto você não fizer às pazes com quem realmente é irá sofrer. Sinto muito. Pode ir em centro espírita fazer limpeza que não vai resolver. Na Igreja fazer descarrego e "faxina gospel" que não vai adiantar.

Porque quem está ferrando com você é você. Se você decidir ser novamente aquela pessoa maravilhosa, feliz e motivada que era antes de entrar numa “loucura mental”, certamente sua energia melhorará e tudo isso vai se curando sozinho.

Quem se faz livre e feliz se dá saúde em todos os níveis. Escute o recado da sua
alma que diz: Eu quero sair! Eu quero ser livre e experienciar as coisas que me fazem bem.
Você pode ser responsável com seus compromissos sem precisar ser louco. Só depende de sua maturidade em saber ser e agir conforme a ocasião e o momento.

Olha, o Universo todo flui no bem e se você está com problemas é porque está escolhendo vibrar no mal. E a escolha é só sua em mudar ou não. Vamos fazer um acordo? Prometa-se que essa semana irá começar a resgatar aquelas velhas e boas coisas que abandonou e revivê-las novamente, enfim, ser quem você é de verdade.

Todo o seu sofrimento vem da negação da sua verdade interior. Confie mais em você e se deixe viver, sem amarras. Preste atenção, aprenda, execute e depois me conte.

Seja Feliz,
Vinícius Francis


Vinicius Francis & Márcia Diniz

Publicado originalmente no website Blog Os Filhos da Alva


Nenhum comentário: