terça-feira, 23 de abril de 2013

CHEGA DE MIMO


por Vinicius Francis


Hoje eu cheguei aqui disposto a colocar a sua cabeça no devido lugar. Bom, vou pelo menos tentar. Sempre venho com a tradicional receita “injeção de ânimo”, mas, eu tenho outra que é até mais infalível que se chama: Chá de realidade.

Pois é, hoje você vai tomar esse chazinho aqui comigo! Se não quiser ainda está em tempo de desistir da leitura. Entretanto, se eu conheço bem meus leitores, sei que eles gostam de aprender, não é verdade?

Então, vamos lá! Vou falar sobre um monstro que amedronta o ser humano e que definitivamente gera muitos problemas e que pode acabar com a vida das pessoas. E o nome desse monstro lendário é “Mimo”. Sim, mimo, manha, "nhem nhem nhem", chame como quiser.

Mas, afinal, de onde veio esse inimigo psicológico do ser humano? Da nossa educação, da nossa criação social. Isso começou lá com nossos pais e vou contar mais ou menos como funciona: Suponhamos que uma criança queira um brinquedo, certo? Aí o pai ou mãe não podem, naquele momento, comprar o tal brinquedo ou de repente, não julgam ser o momento certo de dar aquilo ao filho. Até aí beleza! Mas o negócio vem depois!

A reação do filho! Sim, sabe aquele beiço, aquela cara de revoltado e aquele chororô na hora do “não” por parte dos pais? Pois é. A seguir disso, alguns pais, “comovidos” pelo choro da criança, acabam cedendo à chantagem do menino (a). E o que acontece aí é que, cria-se o monstrinho do mimo.

E daí para frente, o ser encarnado naquela criança começa a adotar uma política: Eu tenho que ter tudo o que eu quero, pois se eu não tiver, vou chorar, fazer pirraça, dar show, ou seja, jogar a casa no chão.

E nós crescemos, na maioria dos casos, cheios desses mimos. E não é só neste setor, somos muitas vezes super protegidos pelos pais. Somos criados como coitadinhos, lindinhos do papai ou da mamãe, somos tratados em alguns casos, pelos que nos criam, como incapazes. Claro que existem exceções e ainda bem que elas existem!

Mas, quando entramos na vida adulta nos deparamos com uma realidade bem diferente! Uma realidade onde não somos paparicados, onde os outros não estão presentes para servir aos nossos caprichos pessoais. E o que acontece é que levamos uma pancada atrás da outra. A vida não cede às suas vontades, meu amigo!

Deus não faz o que você quer e nem dá o que você quer receber. Ele te dá o que você vibra e sempre dá o que você precisa, mas o que você quer, quem tem que construir é você, do mesmo jeito que todo mundo que tem sucesso faz.

Mas aí, a gente vem com a desculpa: Eu sofro porque sou carente! Sei!

Carente de si mesmo. E como a vida inteira viveu com um comportamento mimado, acha, que todo mundo tem que te dar atenção e amor. Quando na verdade é você quem não se dá. E quando somos os famosos “carentes”, entramos em relacionamentos difíceis, dolorosos porque erroneamente aprendemos a lançar a expectativa emocional nos outros como se eles tivessem responsabilidade sobre o que nós sentimos.

E isso atrai desilusões, decepções, frustrações e sofrimento. Todo mimado sofre. Todo mimado precisa apanhar para perceber que está errado. E não adianta se entregar à depressão ou às drogas! Porque depressão é coisa de mimado, eu já tive e sei que é assim mesmo. Você se reprime e se pressiona dentro de si mesmo, porque tem ódio da Vida por ela não ter feito as coisas como você gostaria que fossem feitas.

As pessoas se afundam nas drogas não é porque elas são oferecidas pelos traficantes. Ah, gente, por favor! Você usa se quiser! Você consome se quiser.

Ninguém pode te obrigar a usar. Mas a maioria começa usando por qual motivo? Para ver se sai um pouco das decepções e das dores da vida que na verdade, são frutos da sua imaturidade em lidar com situações que todos nós temos que lidar. O que difere um ser humano do outro é a sua forma de reagir.

Acorde amigo! Todo mundo sofre! Todo mundo se decepciona! Todo mundo passa por problemas, desafios, infortúnios, erros. E por que você é o coitadinho? Quem falou que pra você deveria ser diferente? Não é pra ninguém. Ah, mas você queria a bandejinha divina com tudo do jeito que você sempre sonhou não é? É, lamento, mas você não terá.

A menos que se levante, que pare com esse mimo, essa má vontade, indisposição em querer ir e faça algo por si. Mimo é doença! Isso reprime suas forças, te afunda numa situação desagradável, numa realidade improdutiva. E seu espírito precisa produzir para ser feliz. Ele precisa construir, edificar e se realizar. Foi para isso que você veio aqui na Terra. Não foi para sentar no sofá do comodismo e da mesmice esperando as forças do Universo fazerem tudo acontecer, assim, num passe de mágica.

Tem gente que acha que Lei da atração é lei da preguiça e irresponsabilidade, onde eu desejo e tudo simplesmente vem! Não é assim que funciona. Você pode ter tudo, porém, desde que tenha uma cabeça madura e atitudes positivas, fortes, de posse de si mesmo. De Verdade consigo. De domínio de si e dos próprios sentimentos.

Quando você parar de achar que o mundo deveria te amar, te aceitar, te compreender e ao invés disso, se preencher de tudo o que precisa, aí sim, você realmente mudou. E quando você muda a vida muda também. Claro! Suas decepções só indicam sua falta de si mesmo. Ame-se! Pare de esperar isso dos outros.

Compreenda a si mesmo e se enxergue verdadeiramente. Você não precisa de nada disso! Você não precisa se humilhar pelo amor, pela atenção ou pela aprovação de alguém e nem de nada. Você tem a sua, viva com ela.

Dê-se o seu melhor! Disponha-se a construir seu destino. Levante-se com fé e vá caminhar rumo aos seus sonhos. Olha, quando você resolver essa coisa de mimo aí dentro, esteja certo de que muitos aspectos irão mudar em sua vida.

Experiência própria de quem sabe tanto na teoria quanto na prática de que mimo não nos ajuda em nada. Deixo meu recadinho aqui com você.

Seja Feliz,
Vinícius Francis


Publicado originalmente no website Os Filhos da Alva
Link da mensagem: http://os-filhos-da-alva.blogspot.com.br/2013/04/chega-de-mimo.html

Nenhum comentário: